G-NEWS (DILI) — Um carro do Exército Nacional Indonésio (TNI) bateu no carro do antigo Presidente da República e atual Presidente do Partido de Libertação Popular (PLP) na zona de Arra Suskoe, em Atambua, quando regressava da Região Administrativa Especial Oe-cusse Ambeno (RAEOA).
Segundo informação a que o G-NEWS teve acesso, na noite de segunda-feira, o acidente aconteceu cerca das 13h, na estrada entre a vila de Atambua e o porto de Atapupu, em direção a Mota, Timor-Leste.
“Somos de Oe-cusse, vamos para Atambua. As forças indonésias do TNI não respeitaram o trânsito. Eles acabaram de chegar aqui, escoltaram-nos desde Wini”, disse uma fonte que acompanhou a equipa.
O carro utilizado pelo ex-Presidente da República Taur Matan Ruak colidiu de frente com o outro veículo, mas ninguém ficou ferido.
Após o incidente, as autoridades de segurança voltaram a normalizar a situação e o Comandante do TNI de Atambua reuniu-se com o ex-Presidente da República Taur Matan Ruak e a equipa para resolver o caso.
Depois disso, a equipa do consulado de Timor-Leste em Atambua levou o ex-Presidente Taur Matan Ruak até um local para descansar e conversou com os comandantes do TNI.
Nesta conversa, o Presidente da República, Taur Matan Ruak, pediu ao comandante do TNI que não aplicasse quaisquer punições ou sanções aos membros do TNI envolvidos no acidente com a equipa que viajava de Wini para Atambua.
A delegação do ex-Presidente da República Taur Matan Ruak, chegou hoje à tarde a Timor-Leste, em segurança.
Editor de Texto: Amito Qonusere Araújo