G-NEWS (DILI) – Hoje podemos confirmar oficialmente que sua santidade visitará Timor-Leste nos dias 9 a 11 de Setembro de 2024.
A seguir a este comunicado da Presidência, partilhamos o comunicado oficial emitido pela conferência Episcopal Timorense e a Nunciatura Apostólica em Díli.
O Presidente da Republica e todo o povo de Timor-Leste regozijam-se por esta confirmação pela santa sé de que a tão ansiada visita de Sua Santidade é agora confirmada oficialmente pela santa sé.
O Presidente da República e todos os outros órgãos superiores de soberania, em estreita sintonia e parceria com a Conferencia Episcopal Timorense e a Nunciatura Apostólica em Timor-Leste têm estado a trabalhar intensamente na preparação da visita de sua santidade Papa Francisco.
Vamos todos, sem excepção, lideres e cidadãos, Católicos e religiosos de todas as outras confissões religiosas, dar as mãos, colaborar e trabalhar para recebermos em grande alegria o nosso maior líder, e consagrarmos Timor-Leste como terra da fraternidade humana.
Vamos criar todas as condições possíveis para que o nosso povo simples se sinta próximo de sua santidade e que sua santidade possa igualmente ver realizado o seu grande desejo de estar perto do povo.
A visita do Papa será um evento histórico para o povo Timorense, que desejava ardentemente a presença do santo padre francisco nesta terra bendita, onde os povos simples vivem com a originalidade a sua fé em Cristo Jesus.
A visita oficial do Papa em timor-leste foi planejada desde o ano de 2020, mas por causa da pandemia de covid 19, não foi realizada. e hoje, agradecemos com imensa alegria à sua santidade pela confirmação da sua vinda em Timor-Leste.
Em sinal da nossa gratidão e do nosso amor para o santo padre, a equipa da preparação por parte da igreja está a trabalhar incansavelmente, em conjunto com a nunciatura apostólica, para o bom êxito da realização desta visita do sucessor de são pedro, pastor universal da igreja.
agradecemos também o estado timorense, a partir do sr. presidente da república e do sr. primeiro ministro, assim como a equipa de preparação da visita por parte do governo, pela excelente colaboração e esforço na preparação organizativa e logística da visita, para que todos os fieis timorenses sejam facilitados a participar e estar juntos do santo padre, o qual vem principalmente para encontrar a eles e fortalecer na fé e no amor de cristo a igreja em timor-leste.
Em nome da Conferencia Episcopal Timorense e da nunciatura Apostólica em Timor-Leste, apelamos a todos os queridos irmãos e irmãs de colaborar e de trabalhar juntos neste tempo de preparação. e principalmente, preparemo-nos com a oração intensa para acolher o santo padre, para que a sua visita seja um momento em que revigoremos a nossa participação na construção da nossa comunidade eclesial e civil, na vivência da nossa fé e na purificação da nossa cultura.
Dom virgílio cardeal do carmo da silva, sdb
Arcebispo Metropolita de Díli
Pro-Presidente da CET,
Coordenador Geral da equipa da Igreja para a visita do Santo Padre
Monsenhor Marco Sprizzi, representante do santo padre em Timor-Leste
FIM