banner 728x90

O saltibanco Brasileiro em Timor Leste

banner 120x600
76 Views

G-NEWS (DILI) – O saltimbanco brasileiro Rogério Piva inicia esta semana e até ao dia 2 de junho de 2023 uma tournée por vários pontos de Timor-Leste, uma visita organizada pela Presidência da República para levar a magia do circo às comunidades do país.

Timor-Leste é o 38º país a ser visitado por Piva que já venceu vários prémios internacionais pelo seu trabalho circense e que já chegou mesmo a fazer um espetáculo para o Papa Francisco no Vaticano.

banner 325x300

Natural da pequena comunidade de Vila Guacuri, na periferia de São Paulo – marcada pela marginalidade e pela exclusão social – Rogério Piva teve o seu primeiro contacto com as artes do circo ainda muito jovem, quando com apenas seis anos viu o primeiro saltimbanco.

A magia do momento e, dentro de um projeto social na comunidade que pretendia tirar crianças da rua, onde vivia na marginalidade e na exclusão, viu aos seis anos o primeiro saltimbanco, profissão que acabaria por abraçar, ainda jovem.

Piva explica que é um “malabarista que obteve como berço um projeto social na periferia da Zona Sul de São Paulo, no Bairro Pedreira”, onde aprendeu a arte do circo num contexto “de uma realidade violenta e injusta de um Estado que abandona grande parte do seu povo à própria sorte”.

Aos 14 anos redescobriu-se, encontrando na vida de saltimbanco a sua paixão de vida, apostando num esforço de descentralizar e democratizar a arte e levar o circo a comunidades como a sua em todo o mundo.

Agora em Timor-Leste, Piva vai percorrer o país, com deslocações previstas a vários municípios, como refere a agenda incluída.

Sem receber cache, Piva foi trazido a Timor-Leste pela Presidência da República que financia a maior parte dos custos, incluindo viagens, e fornecer apoio logístico no terreno. A Presidência da República contou ainda com o generoso apoio adicional da Fundação Oriente (FO), da Embaixada do Brasil em Díli, dos Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE) e do Hotel Timor.

Jornalista     : Ekipa G-News
Editór Testu : Amito Qonusere Araújo

relavante